Make your own free website on Tripod.com


dd Uma Pesquisa Orientada na Rede:

Q u e s t õ e s - Q u e s t i o n s

    Tendo em atenção a importância crescente da Língua Portuguesa no Mundo, a sua história, o número de locutores, os lugares onde se fala, as organizações que a defendem, valorizam e difundem e as políticas seguidas, a seu respeito, pelas Comunidades de Países de Língua Portuguesa (CPLP), responda às seguintes questões, tendo em conta tudo o que sobre esta temática descobriu e as pesquisas que efetuou.

  1. As cerca de seis mil e quinhentas línguas existentes no mundo (230 na Europa, 2200 na Ásia, 1400 em África) integram várias famílias linguísticas. Em qual dessas famílias linguísticas se inclui a língua portuguesa? Em que grupo de línguas da família a que pertence o Português, pode ser incluída a língua portuguesa? Que outras línguas pertencem a este grupo? (Resposta)

  2. Que línguas europeias não partilham a família de línguas a que pertence a língua portuguesa? (Resposta)

  3. A Noroeste da Península Ibérica, o latim tinha adquirido uma fisionomia que o distinguia do leonês e do castelhano. Que língua é essa que ainda se falava à data do nascimento de Portugal e que é considerada uma língua literária por excelência, que sobreviveu até ao século XVI. (Resposta)

  4. O Português, que já foi língua franca, é hoje uma língua culta, falada nos cinco continentes. É uma língua de oito pátrias. Que oito pátrias são essas? Que estatuto tem em cada uma delas (Língua Materna, língua segunda língua estrangeira, língua de ensino, etc, para a maioria da população)? (Resposta)

  5. Para além dos países de língua oficial portuguesa, em que países, regiões ou territórios se fala a língua portuguesa? (Resposta)

  6. Indique alguns crioulos de base lexical portuguesa, resultantes do contacto do Português com outras línguas da Índia, da Ásia Oriental, da América Central e do Sul e, sobretudo, de África. (Resposta)

  7. O Português é uma língua de trabalho em várias organizações internacionais. Quais? (Resposta)

  8. Um dos articulistas quebequenses de renome, Pierre Bourgault, assinou um texto - publicado num vespertino montrealense - cujo título, impresso a letras garrafais, é: O Português não é uma Língua de Comunicação Internacional, o que foi prontamente contestado por Luís Aguilar e Apparecida de Almeida, professores de Língua Portuguesa e, respectivamente, de Cultura Portuguesa e Civilização e Literatura Brasileiras. É, ou não, o Português uma língua internacional?(Resposta)

  9. Em 17 de Agosto de 1758, a língua portuguesa torna-se no idioma oficial do Brasil, através de um decreto do Marquês de Pombal, que também proíbe o uso da língua geral. No ano seguinte, os jesuítas, que haviam catequizado os índios e produzido literatura em língua indígena, foram expulsos do país, por Pombal. Que consequências teve para o Brasil e para a língua falada nesse grande país-continente, essa medida política ? (Resposta)

  10. Como todas as línguas, o Português enfrenta o problema da penetração do idioma estrangeiro, problema que varia de importância com, entre outras coisas, a realidade social dos países que a têm como língua oficial. Ainda que, tendo em conta que defender o idioma não é imunizá-lo dos contributos e incorporações necessários à sua renovação, a língua portuguesa padece atualmente do excesso de estrangeirismos e do relaxamento das normas para inclusão de palavras e expressões no vocabulário. Exemplifique com situações concretas os excessos referidos e aponte a forma de evitá-los. (Resposta)