Make your own free website on Tripod.com


dd Uma Pesquisa Orientada na Rede:

P r o c e s s o

Tendo cada participante nesta Pesquisa Orientada na Rede, escolhido o seu personagem é agora o momento de preparar-se para a simulação proposta na secção Tarefa, para o que sugerimos o seguinte processo:

1
A personagem que escolheu teria, para participar no painel sobre A Língua Portuguesa, de começar por obter informações pertinentes para a sua intervenção. É o que aconselhamos a fazer. Dirija-se para a secção Recursos na Rede e comece por recolher informação pertinente para a sua "performance".

2
Numa Ficha, escreva os tópicos (cinco no máximo) que escolheria para orientar a sua intervenção de 20 minutos e dê um título à sua imaginária comunicação, a apresentar no painel sobre A Língua Portuguesa.
3
Num outro momento e de posse da informação de que dispõe e do papel a desempenhar, seleccione, na secção Questões, as perguntas que julgue serem dirigidas ao seu personagem, no tempo de debate previsto para a referida simulação de um Painel sobre A Língua Portuguesa.
4
Muito provavelmente necessitará de um suporte visual para apoiar a sua comunicação: um acetato, uma apresentação em Power Point, um pequeno documento vt, um cartaz, um gráfico com dados estatísticos, etc. A si, cabe a escolha do suporte que mais apropriado considera para a sua imaginária apresentação.

5
Compare as respostas que daria às hipotéticas questões que, eventualmente, no tempo do imaginário debate, lhe seriam dirigidas com as que têm sido dadas por outros participantes nesta Pesquisa Orientada na Rede. Mantendo-se no mesmo personagem, mas desta vez, imaginando que integrava o público e não a mesa do Painel, redija pelo menos duas questões a apresentar à imaginária mesa de palestrantes.

6
Prepare, cuidadosamente a passagem do imaginário simulado para o jogo de papéis e deste para a realidade do universo das relações sociais.