Make your own free website on Tripod.com


dd Uma Pesquisa Orientada na Rede:

I n t r o d u ç ã o

 

D
a minha língua vê-se o mar.
Da minha língua ouve-se o seu rumor,
como da de outros se ouvirá o da floresta
ou o silêncio do deserto.
Por isso a voz do mar
foi a da nossa inquietação.


Vergílio Ferr
eira


Das cerca de sete mil línguas conhecidas do mundo e das duzentas e vinte e cinco da Europa, o Português, originário do latim vulgar lusitânico nasceu na velha Gallaecia romana, foi levado a dois terços do planeta pelos portugueses, com os descobrimentos, é hoje falado por mais de 200 milhões de locutores espalhados pelos cinco continentes, sendo a segunda língua românica do mundo, a terceira europeia, mais falada no planeta, a sexta com maior número de locutores e a quinta com maior número de países que a têm como língua oficial. O Português, que já foi língua franca, é hoje uma língua culta de dimensão internacional e intercontinental, falada nos cinco continentes e – como havia predestinado Fernando Pessoa – é uma das poucas línguas potencialmente universais do século XXI. É língua materna dos habitantes de Portugal e do Brasil e de parte significativa das populações de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Lorosae, países que a têm como língua oficial. O Português é também falado nos antigos territórios de Goa e Macau. Como língua materna ou segunda é falada pelos membros das várias comunidades de emigrantes, com um número significativo, na Europa (França, Alemanha e Luxemburgo), América do Norte (Canadá e Estados Unidos), América do Sul (Venezuela) e África (África do Sul), num total de cerca de quatro milhões e meio de locutores. O Português é a quarta língua mais usada na Internet e a segunda na “blogosfera”.


Quando enunciamos estes e outros dados relevantes sobre a língua portuguesa, quase todos os nossos interlocutores, estudantes, colegas, amigos, ficam admirados. R
azão pela qual, decidimos construir esta Pesquisa Orientada na Rede, instrumento didáctico interactivo na Rede, estratégia pedagógica que visa a organização de um conjunto de informações e recursos, suscetíveis de facilitarem o conhecimento sobre a língua portuguesa, àqueles que, em geral, a estudam utilizam, difundem, promovem e ensinam e, em particular, aos estudantes de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Universidade de Montreal.