Português
,
ComunicAtivo
Manual Interativo (níveis A1, A2,B1.1,
B1.2, B2 e C do QECRL)

 


Unidade de Aprendizagem

19
Textos Utilitários: Cartas e Postais

Nesta décima nona unidade de aprendizagem sobre Textos Utilitários (cartas e postais), propõem-se várias atividades de RECEPÇÃO, de PRODUÇÃO e de INTERAÇÃO, para que os aprendentes de Português possam OUVIR, LER, ESCREVER, FALAR e CONVERSAR em língua portuguesa:


Atividades de Recepção

Escreves-me uma carta, mandas-me um postal, envias-me um correio eletrónico, Já fizeste o teu Curriculum Vitae? Sabes o que é uma dissertação? Tens um abaixo-assinado a propor? Fizeste a ata da reunião?

Clique em cima de cada imagem para inteirar-se das caraterísticas dos textos utilitários e dos elementos ou serviços com eles relacionados:

Dicionário Visual

carteiro

estacão de correios

caixa de correio

selo


carta registada (registrada)

 


Apropriar-se dos seguintes CONTEÚDOS GRAMATICAIS: Verbos regulares (escrever, ditar, enviar, mandar), irregulares (ler), verbos auxiliares (ser, estar, ter, haver)


Atividades de Produção

OUVIR ...

ESCREVER...

Pretende-se, nesta unidade de aprendizagem, motivar a redação de diferentes tipos de textos, para uso em situações práticas da vida quotidiana:

LER

Ler sobre a história dos correios nos vários países lusófonos e a dos seus protagonistas:

BrasilA2

Ler o artigo O primeiro carteiro do Canadá era portuguêsB1.2

FALAR

Cada aprendente Prepare-se para responder oralmente a questões, do género:

CONVERSAR

Em grupos discutem sobre um tipo de texto utilitário a produzir e que tenha uma utilidade social verdadeira. Por exemplo, um verdadeiro abaixo-assinado sobre uma determinada situação relacionada com os Estudos Lusófonos. Um correio eletrónico a enviar a antigos alunos. A Ata de uma reunião efetivamente efetuada.

 

Discutir com os colegas sobre os diferentes tipos de textos utilitários que leu e o artigo sobre Pedro da Silva, o primeiro carteiro do Canadá B1.2

 


Atividades de Interação


Atividade 1

Os estudantes são encorajados a escrever mensagens para os colegas, para o professor e para elementos de outras turmas de estudantes de português. As mensagens são escritas, apresentadas e discutidas na aula.A2

Atividade 2

Os estudantes fazem uma reunião plenária, onde se discutem assuntos do género, Acordo Ortográfico, Defesa, Difusão e Promoção da Língua Portuguesa no Mundo, O Curso de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Universidade de Montreal e sua Evolução.B1.1

Da discussão, para além da realização da ata da reunião, sairá um documento que deverá ser produzido em aulas posteriores, em forma de abaixo-assinado e ou dissertação, parecer, requerimento, etc. É desejável, como corolário da atividade, que o documento tenha um valor social efetivo: será tido em consideração e enviado para a(s) competente(s) instância(s) a quem o conteúdo interessa. B1.2


DIXIT

As duas cartas de amor mais difíceis de escrever são a primeira e a última.
Francesco Petrarca

É autor de estilo tão pessoal que está impossibilitado de escrever cartas anónimas.
Mário Silva Brito

©

Luís Aguilar
Todos os Direitos Reservados

 

Clicar para voltar ao Manual

Voltar à Teia da Língua Portuguesa