FICHA DE TRABALHO

Dissertação

Com base no texto informativo e no exemplo fornecido, sobre a redação de dissertação, faça uma dissertação.


Elaborar uma dissertação é expor um assunto, demonstrar ou rebater a validade de uma tese, defender uma opinião. A partir do momento em que, sobre um assunto ou tema dado ou escolhido, ou mesmo a convencer um recetor, é a dissertação que está presente.
A dissertação pode compor-se das seguintes partes:
1. Introdução, que deve mencionar o assunto e a indicação clara da defesa que irá ser comprovada. Trata-se de especificar a tese que se vai ajuizar com argumentos e provas.
2. Desenvolvimento, que compreende a apresentação de argumentos que comprovem a tese, indicados, se possível, em ordem crescente de importância para melhor solicitar a atenção do leitor. Uma boa dissertação a par dos argumentos de defesa de uma ideia ou tese deve apresentar os contra-argumentos ou antítese.
3. Conclusão, que faz um inventário rápido dos argumentos e reprodução da tese. Trata-se da elaboração da síntese e das consequências possíveis do desenvolvimento da ideia ou tese defendida.


Texto exemplificativo de dissertação:


Meus caros companheiros:
Tomei uma decisão importante: não vou redigir nenhuma dissertação porque não tem valor algum para mim. Sei que essa atitude poderá ser mal interpretada e provocar represálias. Estou certo, porém, que vocês irão compreender-me quando analisarem as minhas razões.
Como sabem, sou péssimo aluno - candidato certo à reprovação. Não será, portanto, a falta desse exercício que irá reprovar-me. Por outro lado, tais subtilezas não se coadunam com o meu tipo de inteligência.
Não me venham dizer que o exercício será útil para a minha formação. Suponhamos que eu faço a dissertação. Que significado terá? Nenhum, pois irei fazer uma redação que nada representará para mim.
Dirão vocês: “Se não fizer a dissertação, nós seremos prejudicados e, por isso, ajustaremos contas.” Ora, todos sabemos que cada qual deve assumir a responsabilidade dos seus atos. Com duas palavras provo isso ao professor e, portanto, o grupo não será prejudicado.
Em suma, como já estou reprovado, como não vou fazer uso desse conhecimento, como não quero perder tempo com trabalho fora do meu alcance, que, de resto , não será útil para a minha formação, como ninguém ficará prejudicado com tal atitude, não vou escrever a dissertação, que não tem valor algum para mim.


Voltar ao Manual

©

Luís Aguilar
Todos os Direitos Reservados