FICHA DE TRABALHO

Requerimento

Com base no texto informativo e no exemplo fornecido, sobre a redação de um requerimento, faça um requerimento dirigido a uma instituição à sua escolha.

O requerimento é uma declaração pública de uma pretensão: alguém solicita alguma coisa a alguém. Um cidadão dirige-se a uma instituição com o objetivo de lhe ser concedido um determinado direito, em princípio consagrado na lei, ou em estatutos. Em qualquer requerimento podem identificar-se quatro partes:

1. Cabeçalho que indica a pessoa a quem o requerente se dirige.

2. Identificação exaustiva do requerente, para que o seu destinatário possua o máximo de elementos sobre a sua identidade.

3. Descrição da situação em que se encontra o requerente, em que este expõe o assunto, a problemática, os argumentos, etc. que justificam a satisfação legal de um pedido ou modificação de uma situação, com a indicação dos aspetos positivos e negativos, causas e consequências, etc.

4. Pedido concreto do que se deseja obter e, se possível, a indicação das vantagens ou da justeza do seu deferimento por parte da instância a quem se dirige o requerente.


Exma Senhora
Diretora Geral de Administração Educativa
Ministério da Educação

Maria da Conceição Sampaio Gouveia, 40 anos de idade, nascida no Porto, em 15 de fevereiro de 1961, casada, filha de José Gouveia e de Maria Joaquina Sampaio Gouveia, portadora do Bilhete de Identidade no 478857, passado pelo Arquivo de Identificação de Lisboa, em 15 de dezembro de 1999, moradora na Quinta do Romão 6-D, 8150 Vilamoura, professora do Quadro de Nomeação Definitiva do 7º B Grupo, da Escola Secundária do Professor Agostinho dos Santos, Vilamoura, e com 7023 dias de serviço docente, vem, por este meio, expor a Vossa Excelência:

No ano letivo de 2000/2001, foi-lhe concedida uma licença sabática com a finalidade de desenvolver um trabalho de investigação aplicada, inserido num projeto de autoformação, denominado Estratégias Inovadoras e Eficazes para o Ensino do Francês como Segunda Língua no Ensino Secundário.

Apesar do desenvolvimento da investigação feita, um ano revela-se, infelizmente, curto, para a total concretização do projeto a que se propôs.

Face ao exposto, e porque deseja continuar o seu trabalho, e concluí-lo com a dignidade que merece um trabalho de inovação educativa, de criação de situações de aprendizagem fundamentadas nas mais recentes e modernas abordagens psicológicas, pedagógicas, didáticas e disciplinares, que servirá de paradigma para o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira vem, ao abrigo do artigo 20 do Decreto-Lei 2367/99, solicitar a V. Exa se digne conceder-lhe uma equiparação a bolseira para 2001/2002, para o que junta, em anexo, os seguintes documentos:

1. Cópia do registo biográfico da requerente;
2. Currículo académico e profissional;
3. Parecer do órgão de gestão da escola, ouvido o conselho pedagógico;
4. Síntese do projeto de investigação aplicada inserido num projeto de autoformação;
5. Parecer do orientador.

Pede deferimento
Lisboa, 25 de fevereiro de 2001
Maria da Conceição Sampaio Gouveia



Voltar ao Manual

©

Luís Aguilar
Todos os Direitos Reservados