Os Vários Tipos de Linguagem Utilizados nos Jornais
A NOTÍCIA - A REPORTAGEM - A ENTREVISTA - A CRÓNICA - A CRÍTICA - A OPINIÃO

A ENTREVISTA

por
Luís Aguilar

Qualquer entrevista pressupõe um tema, objectivos previamente definidos e entrevistadores e entrevistados. A estrutura da entrevista compreende 3 momentos: uma introdução, as perguntas do(s) entrevistador(es) - respostas do(s) entrevistado(s) e uma conclusão. A entrevista é, geralmente, precedida por um título e, por vezes, por um subtítulo. Uma entrevista pode considerar-se incompleta quando não apresenta uma introdução e/ou uma conclusão.
Existem várias regras a serem utilizadas para que a entrevista esteja completa, como por exemplo, formular perguntas adequadas ao tema e de acordo com os objectivos previamente definidos, fazer perguntas que tenham em consideração o contexto (espaço e tempo) e as características da pessoa entrevistada (níveis etário e sóciocultural, personalidade, etc.).
Numa entrevista é de toda a utilidade recorrer a perguntas abertas do tipo - Qual é a sua opinião sobre...? e a perguntas fechadas do tipo - Quem vai escolher para fazer o prefácio do seu próximo livro...?
Numa boa entrevista, o entrevistado, deve ser conduzido a revelar aquilo que se pretende saber. Não emitir opiniões nem fazer juízos de valor sobre as respostas do entrevistado, mais do que uma regra é uma questão de bom senso.
Escusado será dizer que se deverá utilizar uma linguagem rigorosa, clara e de fácil compreensão, assim como ordenar as perguntas de uma maneira lógica
.

A Lusofonia Vista por um Casal Lusófono à
Moda Peruana

Por
Renald Bujold

Luís Aguilar: por uma Cultura da Língua Portuguesa
Por
Francisca Marques
com a colaboração de Mário Conde, Renald Bujold, Stéphanie da Silva e Lina Almeida