Normand
Raymond

Auto-retrato
La Lusophonie :
un concept récent issu d'une réalité ancienne

Auto-retrato


Nasceu num dia de primavera, numa pequena cidade chamada Saint-Jean na margem do rio Richelieu, no sul da provincia do Quebeque, onde se criou na chácara, entre os campos de milho e morangos, com a floresta e a natureza por perto.

Desde 1989 mora em Montreal, onde, depois de tirar o curso de Arte Visuo--Plástica e, paralelamente o de Tradução, tem desenvolvido, profissionalmente a profissão de tradutor. Fala e escreve quatro línguas: Francês, a sua língua materna, Espanhol, Inglês e, por último, Português. Além disso, começou também a aprender o quéchua, uma língua indígena dos Andes, da mesma forma que aprendeu o Português: sozinho.

Tem visitado vários países da América Hispânica: Chile, México, Equador, Peru, Cuba e Bolívia e espera um destes dias, mais cedo do que tarde, poder conhecer o Brasil e, por que não, também Portugal, com o objectivo de melhorar os seus conhecimentos da língua de Camões e Machado de Assis.

Para além da sua actividade como tradutor profissional é músico e artesão. Toca o violão, diferentes tipos de flautas e canta. Como artesão fabrica flautas no seus tempos livres. Como se vê a sua vida anda à volta da música, estando os seus autores preferidos relacionados com o Canto Novo, interpretado por Victor Jara, Patricio Manns, Quilapayún, Inti-illimani, Mercedés Sosa, Silvio Rodrigués, Pablo Milanés, Chico Buarque, Milton Nascimento, Uakti, Paul Piché, Felix Leclerc, Claude Gauthier.

A poesia é outra das suas paixões que desenvolve lendo Pablo Neruda, Nicolás Guillén e César Vallejo, entre outros.

É um autodidacta - sem prejuízo da actividade académica que desenvolve na Universidade e das aprendizagens mais formais - que se considera, acima de tudo, um eterno estudante e um cidadão do mundo. Como se vê, é idealista com a esperança de que um dia viverá num, mundo sem guerras, desigualdades, racismo, exclusão e injustiças sociais. Antes que dêem cabo do que resta do mundo.


Texto produzido, a partir da proposta de trabalho contida na
Ficha, Auto-retrato