Hip Hop 4ever no Club Soda

por

Telmo Vieira



No passado dia 8 de Fevereiro decorreu no Club Soda o espectáculo de apresentação do Concurso Hip Hop 4ever. Perante uma sala cheia de jovens fans deste género musical, vários artistas amadores tentaram ganhar um lugar na Gala de encerramento do Festival Hip Hop 4ever, em cada uma das suas categorias, ou seja Rap-R&B, Break e DJs. O espectáculo de Montreal foi o último de uma série de espectáculos de eleição que decorreram em toda a província do Quebeque.

A ideia do Festival Hip Hop 4ever nasceu em Março de 1999, visando os organizadores a descoberta de jovens artistas do Quebeque, para revelá-los aqui e no estrangeiro proporcionando-lhes um ponto de encontro entre artistas consagrados e amadores da música Hip Hop. O festival Hip Hop 4ever atrai jovens de todas as origens. Nesse sentido, os organizadores do festival pretendiam, também, a representação da diversidade cultural de Montreal, veiculando uma mensagem de respeito e de tolerância. A Gala de encerramento decorre na semana d'action contre le racisme e cada artista ou grupo, para além de apresentar um Demo, tem que difundir um texto sobre a importância das relações interculturais no Quebeque. Todos os artistas e grupos devem respeitar, nos seus textos e nas suas canções, os preceitos da Carta dos Direitos e Liberdades do Quebeque.

Mas que interesse pode ter este festival para a comunidade lusófona ? Ao representar a diversidade cultural de Montreal, os organizadores da Gala deste ano esperam contar com a presença de artistas convidados lusófonos locais que comunicam assim na língua de Camões, Mia Couto ou Pepetela. Os organizadores esperam abrir o mundo Hip Hop, habitualmente dominado por representações dos Estados Unidos, a outros países e a outras culturas. É de realçar que um dos mercados mais importantes da música Hip Hop é o do Brasil. Em Portugal existem já excelentes artistas, com bons trabalhos, tanto musicais como textuais. Afim de recrutar jovens lusófonos na região de Montreal, o Festival Hip Hop 4ever associou-se ao Carrefour Lusophone, tornando-se, assim, esta organização lusófona num parceiro do festival.