A quem pertencem as Ilhas Selvagens
candidatas a património mundial ?

por
Vitália Rodrigues


Sabiam que, no mapa do Sítio Oficial da União Europeia, as nossas Ilhas Selvagens não estão incluídas no mapa da Madeira? E se dúvidas persistissem sobre tão estranha omissão, num sítio Informativo de tanta responsabilidade elas dissipar-se-iam ao verificarmos que, efectivamente, estão incluídas no mapa das Canárias!
Assim, a União Europeia retira-nos a jurisdição daquelas ilhas e dá-la a Espanha. Bom, pelo menos no mapa, criativamente produzido, as ilhas selvagens pertencem ao arquipélago das Canárias e são, por isso, parte integrante da Espanha, tal como Olivença, território legalmente português mas ocupado, de facto, pela Espanha. A manobra, dessa vez, política, também foi de monta e com consequências bem diferentes.
Espanta-nos que as autoridades portuguesas competentes nada façam para que erro tão grosseiro seja, imediatamente, corrigido. E já agora que se empenhassem na devolução de Olivença aos seus donos legítimos.
Dêem uma vista de olhos:


http://europa.eu.int/abc/maps/regions/spain/canarias_pt.htm


Aproveitamos, igualmente, a oportunidade para sugerir-vos uma visita virtual a essas ilhas. Apreciem, essas pérolas da natureza que são as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens, onde por lá andam lobos marinhos.

http://www.pnm.pt/reservas/reserv_desert.htm

http://www.pnm.pt/reservas/reserv_selvag.htm

E o que é mais espantoso é que, entretanto, o governo português escolheu as Ilhas Selvagens para a candidatura nacional de 2003 a Património Mundial da Unesco. "A excepcionalidade das Ilhas Selvagens no que respeita à fauna e flora" e a sua "situação singular de isolamento em pleno Atlântico, que contribui para a preservação da autenticidade dos 'habitats' e da biodiversidade", são as razões apresentadas no despacho conjunto dos ministros dos Negócios Estrangeiros, da Cultura e do Ambiente, assinado na Quinta-feira, dia 23 de Janeiro de 2003.

Leia o artigo de Carlos Albino, Sampaio põe o pé nas ilhas Selvagens in Diário de Notícias de 26 de Abril de 2003.