Emigração Portuguesa Continua a Crescer


A emigração portuguesa aumentou 32,9% em 2002, um ano em que deixaram o país cerca de 27 mil portugueses, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números do Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída (IMMS) revelam ainda que o aumento maior (53%) foi na emigração de carácter permanente (pessoas que deixam o país por um período superior a um ano), enquanto a percentagem dos que partiram por um período igual ou inferior a um ano ficou pelos 25%.

A Suíça (30,3 %) e a França (21,8%) continuam a liderar a lista dos principais destinos da emigração portuguesa, tendo a Espanha (10,7%) subido para o terceiro lugar. No conjunto, estes três países acolheram cerca de 63% da emigração total portuguesa em 2002.

O Reino Unido recebeu 6,8% dos portugueses que deixaram o país no ano passado. Segundo o IMMS, de registar é também a perda de importância da Alemanha e do Luxemburgo. O Brasil reapareceu como país de destino ao receber 4,0% da emigração lusa e o Canadá acolheu 3,8% dos emigrantes. No conjunto, os restantes países receberam 22,6 %.



Emigrantes São Jovens


Os emigrantes são na sua maioria jovens tendo-se vindo a registar, segundo o INE, uma importância crescente da população que se situa no grupo dos zero aos 29 anos. Em 2001, 50 % dos emigrantes estavam neste grupo etário, tendo este valor registado um aumento para cerca de 63 % em 2002. Entre os 30 aos 44 anos, a população que emigrou manteve-se constante.