PIONEIROS RECEBIDOS POR GÉRALD TREMBLAY
NA CÂMARA DE MONTREAL


 

Por
Natércia Rodrigues


A nossa comunidade está de parabéns, pois celebra cinquenta anos de Portugueses nestas terras Canadianas. É momento de orgulho, é altura de nos juntarmos todos para podermos festejar estes grandiosos eventos, que começaram oficialmente no passado dia 2 de Maio, na Câmara de Montreal, pelas 17h00, no Salão d'Honneur o quinquagésimo aniversário da chegada do primeiro contingente de imigrantes Portugueses que desembarcou do Saturnia, em Halifax, a 13 de Maio de 1953.

Gérald Tremblay, Presidente da Câmara de Montreal, Francine Senecal, vice-presidente da comissão executiva da edilidade, responsável pela pasta das comunidades culturais, assim como Helen Fotopulos, membro da comissão executiva e responsável da pasta da Cultura e Património, acolheram um grupo de 20 pessoas, que fizeram parte desse primeiro grupo que oficialmente chegou ao Canadá.

A comunidade Portuguesa, estabeleceu-se em Montreal, sobretudo na área do Plateau-Mont-Royal, no bairro St. Luis e Mile-End. Na década de 70 e 80, os Portugueses participaram sobretudo, no sector da habitação, o que, em 1975, lhe valeu o prémio da Ordem dos Arquitectos do Quebeque.

O Senhor Presidente da Câmara evocava: Estes pioneiros foram os primeiros artesãos das estruturas comunitárias. Que permitiram a toda a comunidade portuguesa conservar os seus valores culturais, assim como evidenciar a vitalidade da sua língua. Estes factos são hoje o reflexo da presença de mais de 44.000 portugueses que vivem na área metropolitana de Montreal, enriquecendo, assim, a vida da colectividade montrealense.