Localização:

bC- 8069 et C-7148
bPavillon Lionel-Groulx - 3150, rue Jean-Brillant
bMontréal (Québec) H3T 1N8 - Canada

Telefone :

b514 343-6599


Correio eletrónico:

blusomediateca@live.caaaaaaaaaa

b
A Mediateca Portuguesa dos Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal
é um centro de recursos onde se produzem e guardam documentos sob suportes diversos, em permanente construção, ampliação e atualização e integra dois espaços físicos (a sala Fernando Pessoa, a Biblioteca e a sala Camões, a Didateca) e um espaço virtual (a Webteca)
.
(Ler Mais)

Secções da Mediateca


WEBteca
é o espaço virtual, onde se mostram recursos importantes, sobretudo os que foram produzidos pelos Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal, nomeadamente material didático interativo na Rede que visa criar um ambiente virtual de aprendizagem. (Ler Mais)



BIBLIOteca,
(sala Fernando Pessoa) espaço reservado a livros de múltiplas áreas, de que se destacam as publicações já editadas até ao momento pelos Estudos Lusófonos e reeditados pela Mediateca. (Ler Mais)



DIDAteca
ou centro de documentação especializado, que disponibiliza aos diferentes utilizadores obras de produção própria, significativamente contextualizadas. (Ler Mais)

ATIVIDADES MAIS RECENTES


Numa pequena sala apinhada de gente foi feita a apresentação pública da Mediateca Portuguesa dos Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal, tendo sido expostas as inúmeras produções didáticas apresentadas, agora, formalmente, a um público interessado e que tem acompanhado (e, alguns, usufruído dos materias criados) o processo de criação da Mediateca Portuguesa, com particular relevância nos últimos dois anos, na sequência de um protocolo assinado entre a Universidade de Montreal e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. (ler mais)


Pela primeira vez, em cerca de trinta anos, um presidente do Instituto Camões visita a Universidade de Montreal. Para além da reunião que manteve com o diretor do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas, a Professora Doutora Ana Paula Laborinho, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, acompanhada da coordenadora do Ensino do Português no Canadá, Dra Ana Paula Ribeiro e do Dr. Demée de Brito, cônsul-geral de Portugal em Montreal, visitou os espaços da Mediateca Portuguesa dos Estudos Lusófonos, cuja apresentação pública se realiza no dia 18 de outubro de 2012. O Dr. Luís Aguilar, responsável pela Secção de Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade de Montreal e docente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua referiu a importância da institucionalização dos espaços da mediateca para a visibilidade e evolução dos Estudos Lusófonos nesta universidade.



James Cisneros, Luís Aguilar, Vitália Rodrigues, Sergio Kokis e Ilse Kokis

Fernando Pessoa por Sergio Kokis, que se vê na imagem parece cobiçar o vinho da Madeira com que Sergio Kokis brindou este acontecimento.

 

No dia 7 de dezembro de 2012, Sergio Kokis, um dos mais representativos escritores quebequenses ofereceu à Mediateca dos Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal mais de 250 livros de literatura portuguesa e brasileira, além de um exemplar de cada uma das suas obras e dois dos seus quadros, um de Luís Vaz de Camões e outro de Fernando Pessoa que se vê, ao fundo, na foto: Amerika, Clandestino, Dissimulations, Le retour de Lorenzo Sánchez, La Gare, Les amants de l’Alfama, L'Amour du lointain, Le magicien, L'art du maquillage, Errances, Le Fou de Bosch, Le Maître de jeu, Negão et Doralice, Un sourire blindé, Saltimbanques, Kaléidoscope brisé, Le Langage de la Création, La danse macabre du Québec e Le pavillon des miroirs.


UMA IMPORTANTE DOAÇÃO DE LIVROS DO INSTITUTO CAMÕES
À UNIVERSIDADE DE MONTREAL

Realizou-se no dia 11 de Dezembro de 2008, na Biblioteca de Letras e Ciências Humanas da Universidade de Montreal, uma cerimónia de entrega de livros relativos a uma doação significativa de obras, por parte do Instituto Camões à Universidade de Montreal, que visam a atualização do acervo bibliográfico dos Estudos Portugueses e Lusófonos daquela universidade. Parte destes livros, nomeadamente, dicionários e manuais destinam-se à futura Mediateca Lusófona. (Ler Mais)



PATROCÍNIOS:

 
Consulado de Portugal
em Montreal
 
APOIOS:

DOAÇÕES:

DOAÇÕES
PARTICULARES:


Sergio Kokis
, Amadeu Moura, Paulo Caminha, Joi Cletison, Tatiana Kviatkoski

Voltar à

Ir para


BIBLIOteca


WEBteca


DIDAteca

free counters

Feedjit Live Blog Stats

Sítio em construção