Autorretrato
Adonis Mena
Uma vida Muito Normal

Sou canadiano de origem angolana, tenho 23 anos e vivo em Laval, depois de ter morado em Montreal. O movimento da metrópole mudou a minha vida completamente, porque todos os meus amigos não queriam nada comigo. Foi realmente difícil adaptar-me, já que nunca foi fácil para mim fazer amigos.

Sou uma pessoa que adora sair nos fins de semana para tomar um copo ou ir ver um filme no centro da cidade, acompanhado por pessoas de todas as origens. Mas tenho agora mais cuidado dadas as más experiência que tenho tido recentemente. Fui insultado e menosprezado, em grande parte da minha juventude, por pessoas da mesma cor que eu e ainda tenho lembranças que me assustam. O meu pai sempre me disse que estar só ou na companhia do meu irmão é um grande privilégio. Quando aqui cheguei não havia quase ninguém da nossa comunidade. É por isso que minha família se tornou muito importante para mim. Eu gostaria de estudar Psicoeducação, para ajudar as crianças, jovens e adultos, que têm um problema de integração como eu.

Eu gosto de música e desportos, principalmente o futebol americano que já pratiquei no passado. A música ajudou-me realmente na depressão, especialmente quando a minha mãe esteve gravemente doente e o desportos permitiram-me com a ajuda dos meus treinadores, tornar-me progressivamente num homem. Agora eu estou na Universidade de Montreal e espero fazer os meus estudos, sem quaisquer contratempos.

Nota: Este texto foi produzido segundo as normas ortográficas estabelecidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Texto produzido, a partir da proposta de trabalho contida na Ficha, Autorretrato