AO SEU SERVIÇO E COM CORTESIA

por
Alexandre Bastien

Em Vila Velha, um inspetor de sua graça Meireles destaca-se dos seus colegas durões pela sua generosidade, ética, civilidade e simpatia contagiantes. O inspetor Meireles trabalha como polícia sinaleiro, agente de regularização do trânsito. Poderia o inspetor Meireles cumprir os seus deveres sem neles depositar muita energia mas o que acontece é que este inspetor imprime um cunho pessoal na sua tarefa, sendo amável com os cidadãos, assinalando todas as infrações é certo mas sempre com o maior respeito pelos outros e com uma simpatia raramente vista.
Os agentes da autoridade são necessários à vida em sociedade pois que, infelizmente, nem toda a gente respeita a lei, pelo que é preciso ter esses profissionais para manter a ordem e a calma. É corrente verificar-se as relações com os cidadãos implicarem uma atitude desagradável, o que não se passa com este peculiar polícia que detém um poder sobre os demais, usando-o proporcional e adequadamente.
Os abusos acontecem e marcam a perceção do público sobre a integridade das forças policiais. Não queremos dizer com isso que a maioria é corrupta porque é falso. Eu acho que o simples facto de adotar um tom adequado muda o nível de tensão das interações e consegue-se uma melhor cooperação.
Devemos reconhecer o trabalho extraordinário que o inspetor Meireles desenvolve, ultrapassando as suas funções, chegando ao ponto de distribuir os horários do ônibus que passa perto do seu local de trabalho. A conduta do inspetor Meireles deveria ser um exemplo para todos nós.

Voltar ao Manual

©

Luís Aguilar
Todos os Direitos Reservados