Make your own free website on Tripod.com
Diário de Bordo de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas do
Mineure en Études lusophones
dezembro de 2015- Diretor: Luís Aguilar - Conceção e Execução Gráfica: Vitália Rodrigues















O Primeiro Passo para a Aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Montreal
por Luís Aguilar



Reportagem da Inauguração
por Vitália Rodrigues
A Faceta Consular de Eça de Queirós
por
Nuno de Mello Bello
Eça Jornalista
por Lina Almeida




Não se leva mais do que, um minuto para reconhecer uma pessoa extraordinária, uma hora para apreciá-la, um dia para amá-la e toda uma vida para esquecê-la.

Uma Tribuna para a Partilha de Culturas
em Língua Portuguesa

Por

Luís Aguilar

Apesar de poder ser verdade,
Não se diga principalmente
As cousas que tratam da infâmia de alguém.

João de Barros
Ao longo de dez anos, O Lusógrafo em Linha (que também se publica em suporte papel) tem-se transformado, gradualmente, num espaço de informação, de partilha e de comunicação. O Lusógrafo é o Diário de Bordo das seguintes cadeiras do programa académico Mineure em Estudos Lusófonos do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Montreal:

Português Elementar,

Português, Comunicação Oral e Escrita,
Português Idiomático e Composição,
Português, Língua Estrangeira,
Literatura Portuguesa
Introdução à Lusofonia

O Lusógrafo procura veicular a expressão de ideias, opiniões, críticas, reflexões, etc. visando, acima de tudo, promover a língua portuguesa, uma língua que se enriquece pela diversidade que abriga e alimenta a Lusofonia e a defesa do seu uso, tanto no quotidiano como no seio das organizações, onde a sua prática se vai, gradualmente, impondo. Porque consideramos que o conceito de Lusofonia abarca muito mais temas do que a Língua e porque sabemos que uma parte significativa das literaturas que se produzem nos países lusófonos não é expressa na Língua de Camões e de Pessoa, propomos o título Lusógrafo, nome derivado do conceito de Lusografia que designa o que se escreve em Língua Portuguesa, nas suas múltiplas variantes e especificidades escritas, provenientes de autores naturais dos países de língua oficial portuguesa, mas também de outros países e regiões onde a presença de Portugal é ou foi significativa.

Esperamos que os estudantes, presentes e futuros, de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Universidade de Montreal produzam ou comentem as notícias, entrevistas, críticas, crónicas, ensaios, etc. que vão sendo publicados neste jornal digital em linha (on line para os que insistem na utilização desnecessária de estrangeirismos). As melhores produções, desta forma conseguidas, serão aqui apresentadas, neste espaço digital e ou em números – síntese, sob suporte papel, difundidos mais amplamente e transpondo as fronteiras da aula e da universidade, para mergulhar no universo das relações socioculturais. Com efeito, O Jornal Vivo tem sido a estratégia privilegiada na vertente escrita das aulas de Língua Portuguesa, enquanto o Jogo de Papéis tem sido a estratégia adoptada na vertente de comunicação oral. A Linguagem Jornalística é, assim, desenvolvida neste jornal digital, nomeadamente, através da produção de notícias, artigos, reportagens, entrevistas, etc, no quadro do modelo que temos vindo a criar:
Comunic-Acção para o Ensino e a Aprendizagem da Língua Portuguesa que, para além de todas as potencialidades pedagógicas que contêm, constitui também um elo de ligação entre os Estudos Portugueses da Universidade de Montreal e a Comunidade Portuguesa desta cidade da América do Norte, que tem aderido significativa e empenhadamente a esta iniciativa. Eis alguns elementos do nosso livro de estilo Os Doze Mandamentos do Jornalismo estabelecidos por um dos amigos dos Estudos Portugueses da Universidade de Montreal, o jornalista, Jules Nadeau:

Os comentários serão bem-vindos e podem ser remetidos, para a nossa redação, através do endereço de correio electrónico: linguaportuguesa@live.ca





 








Tertúlia com o Escritor João Tordo em Residência Literária em Montreal

por Vitália Rodrigues









A Literatura Portuguesa pela Primeira Vez no Festival Metropolis Bleu
por Vitália Rodrigues






O Portugal-Alemanha
com uma Alemã

por Luís Aguilar






Calçada Portuguesa em várias Regiões Lusófonas



Diaporamas

 

Página Criada
por
Vitália Rodrigues