Débora Neves

Auto-retrato
Publicidade Sobre Si Própria

Auto-retrato
Com os Pés na Areia da Praia,
com os Pés Enterrados na Neve

Olho para o meu rosto no espelho e o que vejo não é real. Filha de pais angolanos, retornados para Portugal, nasci em Lisboa e emigrei para o Canadá.

Ainda me lembro bem do calor do meu país de origem e das suas belas praias. Caminhando pela areia escaldante do Sul, vendo as crianças a brincar, estava ainda longe de pensar em partir para um país bem longe do meu... do meu pequenino Portugal. Pequeno em superfície, mas tão grande no meu coração! Passeando pelas ruas movimentadas de Lisboa, a cidade que vi logo depois de ter abertos os olhos, tudo corre a um ritmo acelerado. Olhando de um lado e do outro da rua, vejo os prédios velhinhos que mostram a idade avançada do meu país.

Caminhando, caminhando, hoje, por aqui ando! Já não em cima de areia mas em cima de neve. Ao sair do avião e olhando para os lados, o horizonte parece não ter fim... Caminhos brancos, muito brancos! Estranhei, de imediato, uma mistura de idiomas e pessoas carrancudas. Devem estar assim por causa do frio! Por estes caminhos passo agora, relembrando muitas vezes o passado. Prisioneira de duas identidades e de duas culturas completamente diferentes, sou hoje uma pessoa com tesouros muito grandes e uma personalidade cheia de contrastes.

Sou muito independente mas detesto a solidão, sou muito apressada mas não me esqueço de descansar.

Portugal e o Canadá têm características específicas. Características que fizeram de mim uma pessoa única e muito especial!

Texto produzido, a partir da proposta de trabalho contida na
Ficha, Auto-retrato