Auto-Retrato
Um Viajante Desenraizado

Quinta-feira, dia 2 de fevereiro 1984, pelas quatro e meia da manhã, nascia eu, em Rennes, capital da Bretanha, com muita vontade de descobrir o mundo, pois levou só vinte minutos para eu chegar à vida.

Com os dois pais trabalhando num banco, tivemos que mudar de cidade várias vezes. Foi assim que me deram, além de uma curiosidade certa, esse gosto tão gostoso pelas viagens. E mesmo que tudo isso tenha sido alheio à minha vontade, inconscientemente sabia que minha vida seria feita de idas e voltas.

Depois de Rennes, Caen, Rennes de novo, Mont de Marsan foi a parada escolhida por meus pais. Estamos em 1996, no sudoeste da França, nas Landes, uma região bonita, no meio da floresta, pertinho do litoral e da cadeia dos Pirenéus. Após um baccalauréat em Economia, resolvi continuar a estudar nessa área em Baiona, no País Basco, região aterrorizada pelo nacionalismo violento da ETA, porém de uma beleza excepcional, onde consegui um DUT em Técnicas de Comércio. Aí me foram dadas as maiores oportunidades de viagem, pois o Rotary me ofereceu a possibilidade de passear um ano pelo Brasil, sob algumas condições, é claro. E, depois de acabar os estudos e obter o diploma, ouvi falar da possibilidade de trabalhar como assistente de francês na Irlanda do Norte, cuja história é consideravelmente sangrenta.

De volta de Derry, a cidade onde aconteceu o bem conhecido « Bloody Sunday», decidi instalar-me em Bordéus, a fim de estudar línguas estrangeiras, enquanto meus pais mudavam-se para Angers, uma cidade no centro-oeste da França.
Agora que estou em Montreal, contando minha história, só Deus sabe onde serão escritas as próximas páginas da minha vida.


Texto produzido, a partir da proposta de trabalho contida na Ficha Auto-retrato


Hetero-retrato

O Corentin com o seu sentido de humor, à la française, faz com que as aulas de Português sejam bem divertidas, utilizando a palavra certa no momento exacto. Amável, engraçado, simpático, bem humorado, com o seu sotaque brasileiro agradável, põe todos bem dispostos.

Os dados que permitiram fazer esta síntese foram recolhidos a partir das produções espontâneas dos outros estudantes, resultantes da proposta de trabalho contida na Ficha Qualificativos.