REGULAMENTO PARA A SELECÇÃO DE CANDIDATOS À FREQUÊNCIA DO CURSO

“ENCONTRO: JOVENS 2004”

Ficha de Inscrição

1 – O Curso “Jovens: À Descoberta dos Açores” é patrocinado e organizado pela Direcção Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores, e realizar-se-á, nas ilhas de S. Jorge e S. Miguel, de 31 de Julho a 11 de Agosto de 2004, inclusivé.


2 – O Curso tem como objectivos proporcionar um encontro de jovens oriundos das comunidades açorianas radicadas nos países da América do Norte sensibilizando-os para a realidade sócio-cultural dos Açores.


3 – Servirão de base à concretização dos objectivos propostos as seguintes áreas de trabalho:
Perspectiva Histórica dos Açores, Instituições Autonómicas Regionais, Economia e Turismo – Perspectivas Futuras, Participação Política e Cívica das Comunidades nas Sociedades de Acolhimento, Património Natural e Defesa do Ambiente, Sismologia e Vulcanologia nos Açores e História Natural e Investigação Marinha nos Açores.


4 – Destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 21 e 25 anos, descendentes de açorianos, com capacidade de comunicação em língua portuguesa, de preferência que estejam envolvidos em projectos culturais de iniciativa comunitária e que não tenham visitado os Açores há, pelo menos, 5 anos


5 – Aos participantes será assegurado alojamento gratuito, em quarto duplo ou triplo, bem como as refeições constantes do programa durante o período de realização do curso. Ser-lhes-á também garantido o pagamento de 50% do custo das passagens aéreas, percentagem calculada com base na tarifa mais económica para o percurso utilizado, que deverá ser sempre o mais directo. Qualquer alteração no percurso das viagens e custos adicionais será da inteira responsabilidade dos participantes bem como outras despesas para além das indicadas (telefone, internet, serviço de bar, serviço de quartos, lavandaria, táxis, excesso de bagagem e outras).

6 – Todos os candidatos seleccionados ficam obrigados a cumprir este regulamento, nomeadamente no que concerne ao Programa, sob pena do reembolso à DRC de todas as despesas relacionadas com a sua deslocação aos Açores (50% da passagem, alojamento e alimentação)


NOTA: Dados os condicionalismos de alojamento garantido pela organização, não é permitido aos participantes desta acção trazerem acompanhantes.

7 – O prazo para a apresentação dos boletins de candidatura decorrerá de 16 de Fevereiro a 31 de Março, devendo os interessados enviar a sua inscrição directamente para a Direcção Regional das Comunidades, na Rua do Palácio, 9700-143 ANGRA DO HEROÍSMO, ilha Terceira, Açores, Portugal, tels.: 295 21 61 37/295 21 58 26 – fax: 295 21 48 67.

8 – A Direcção Regional das Comunidades fará a selecção dos candidatos ao Curso “Encontro: Jovens 2004” e comunica-la-á, posteriormente, aos interessados.


9 - Na análise que vier a ser feita aos dados fornecidos por cada candidato, serão considerados como condições de preferência:


1º - Capacidade de comunicação em língua portuguesa
2º - Não ter visitado os Açores há, pelo menos, 5 anos
3º - Zona de residência
4º - Envolvimento em projectos culturais comunitários
5º - Avaliação académica e experiência profissional


10 – Aos participantes recomenda-se que se façam acompanhar do seu seguro de saúde ou de outro meio que os ponham ao abrigo de situações de doença, acidente ou similares, uma vez que a organização não se responsabilizará pelo pagamento de despesas médicas e/ou hospitalares.


11 – Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve declarar, no local próprio, ter conhecimento e concordado com o disposto no Regulamento.

 


A DIRECTORA REGIONAL


ALZIRA MARIA SERPA SILVA