Para assinalar o 50o Aniversário da Comunidade Portuguesa
Uma Moção Cinzentona aprovada pela Chambre des communes a 13 de Maio

Para assinalar o 50o Aniversário da Comunidade Portuguesa no Canadá, uma cinzentona Moção foi aprovada pela Chambre des communes du Canadá.

Com o mesmo número de palavras teria sido possível à deputada da Câmara dos Comuns do Canadá, Mme Raymonde Folco, realçar a importância dos portugueses, vindos à descoberta (Os Irmãos Corte Real em 1501), ao acaso, fado ou destino (Pedro da Silva, que em 1693 foi o primeiro carteiro oficial), os que foram chegando mais ou menos legais e os que, oficialmente, vieram a bordo do Saturnia, a 13 de Maio de 1953, evento que este ano se comemora em todo o Canadá.
Mas a Senhora Deputada Raymonde Folco, apesar de ter em sua posse um texto abonatório da presença dos portugueses, neste grande país da América do Norte, bem antes da sua fundação, preferiu redigir um texto cinzento e medíocre que transcrevemos. A diferença entre esta parda e pálida moção com o texto de Projecto de lei 120 2001, que proclama un jour et un mois de fête du patrimoine portugais en Ontario, é gritante.

Leia, igualmente, o nosso texto para a redacção da moção, proposto ao Comité coordonnateur du Québec/ Célébration Communauté portugaise, redigido por Luís Aguilar.