mapabandeira

Por Adriana Muhlert Carvalho

Brasil é o maior país da América Latina com quase metade da área e da população do continente sul-americano. Mundialmente está colocado em quinto lugar em área e em população, que é tão diversa como é grande. Aproximadamente 54 por cento (95 milhões) são principalmente de origem européia, dos descendentes dos imigrantes de Portugal, da Itália, da Espanha, da Alemanha e da Europa Oriental. Mais de 45 por cento (80 milhões) são negros ou mestiços, um legado do comércio africano de escravos. Menos de 1 por cento (700.000) é de grupos indígenas, na maior parte índios da região amazônica; números menores de japoneses, de outros asiáticos, e de árabes vivem nas maiores cidades brasileiras.

O Brasil com área total de 8,511,965 km2, é um pouco menor que o Canadá e tem uma população de 188,078,227. Faz fronteira com todos os países da América do Sul, exceto Chile e Equador. Possui uma das biodiversidades mais ricas do planeta e fantásticas paisagens incluindo semi-deserto à floresta tropical.

É constituido de 26 estados e um Distrito Federal divididos em 5 regiões, cada uma com suas particularidades relacionadas ao seu povo, seu sotaque, sua culinária, suas lendas, seus costumes, etc.

 

Região Nordeste

Formada por 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte e Sergipe. É a região que abriga as mais belas praias e locais paradisíacos do país, pois seu litoral apresenta águas cristalinas e de temperatura elevada durante o ano inteiro. O sol, mar, praias brancas de areia, palmeiras, piscinas naturais com peixes tropicais multicoloridos, áreas de floresta com diversos animais e árvores seculares. Este paraíso mostra como os homens podem conviver em perfeita harmonia com a natureza, aproveitando o melhor dela sem destruir o meio ambiente.

 

Região Norte

O Norte é a parte menos explorada do país. Suas cidades foram desenvolvidas principalmente durante o ciclo de exploração da borracha no século XIX. Hoje em dia, a região tenta proteger seu maior bem: a floresta amazônica. Culturalmente, a região possui grandes atrações como o Festival Folclórico do Boi-Bumbá de Parintins/AM, o Círio de Nazaré, em Belém/PA, o Çairé (com Ç mesmo), em Santarém/PA. Na região também estão localizados dois dos principais teatros do Brasil, o Teatro Amazonas, em Manaus e o Teatro da Paz, em Belém. Constituem a região norte os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins

 

Região Centro-Oeste

Banner Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Uma área muito conhecida da região é o Pantanal Mato-Grossense. Trata-se da maior bacia inundável do mundo, com vegetação variada e fauna muito rica. Outros pontos interessantes são as chapadas, como a dos Guimarães, em Mato Grosso, e a dos Veadeiros, em Goiás. No sudeste goiano, a atração é o Parque Nacional das Emas. Há ainda Brasília, fundada em 1960 e caracterizada pela moderna arquitetura e que hoje é uma das maiores cidades brasileiras - "Patrimônio da Humanidade".

        

Região Sudeste

Com cidades de amplas dimensões o Sudeste abriga a terceira maior cidade do mundo, São Paulo além da cidade do Rio de Janeiro, conhecida como "Cidade Maravilhosa". Compõem a região os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. É a região mais rica do país, responsável por aproximadamente 60% do PIB brasileiro. O Sudeste não só é a região de maior poder econômico do país, como também é rica em cultura, oferecendo inúmeras alternativas turísticas e de lazer de alto nível.

 

Região Sul

Compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência européia, principalmente de origem italiana e germânica. A Região Sul apresenta altos índices sociais em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil e a segunda maior renda per capita do país, atrás apenas da Região Sudeste. A região é também a mais alfabetizada, 93,7% da população.

Teia logo